Sunday, December 24, 2006


Dê um CLIQUE DUPLO neste NATAL! ARRASTE JESUS para seu DIRETÓRIO PRINCIPAL, SALVE-O em todos seus ARQUIVOS PESSOAIS, SELECIONE-O como seu DOCUMENTO MESTRE..

Que ele seja seu MODELO para FORMATAR sua vida: JUSTIFIQUE e ALINHE À DIREITA e À ESQUERDA, sem QUEBRAS na sua caminhada.

Que JESUS não seja apenas um ÍCONE, um ACESSÓRIO, uma FERRAMENTA, um RODAPÉ, um PERIFÉRICO, um ARQUIVO TEMPORÁRIO, mas o CABEÇALHO, a LETRA CAPITULAR, a BARRA DE ROLAGEM de seu caminhar.

Que Ele seja a FONTE de energia para sua ÁREA DE TRABALHO, o PAINTBRUSH para COLORIR seu sorriso, a CONFIGURAÇÃO de sua simpatia, a NOVA JANELA para VISUALIZAR o TAMANHO de seu amor.

No seu dia-a-dia, seja Ele o PAINEL DE CONTROLE para DESFRAGMENTAR sua vida, fazer DOWNLOAD de seus sonhos e OPTIMIZAR suas realizações.

ESC - 10

RELATO INICIAL
Olá pessoal!
Já comecei a participar da wikistória.
No início achei difícil, pois não conseguia percorrer o caminho para chegar até as postagens do trabalho, muitas vezes me perdia e tinha que iniciar novamente.
Mas com persistencia e determinação consegui iniciar a minha página com uma pequena apresentação e já participei da wikistória da sala 4. Deixei um relato breve sobre a prática pedagógica do professor em relação a autonomia de ser e de saber do educando.
É uma atividade bem participativa pois damos nossas opniões e ao mesmo tempo podemos intervir e acrescentar idéias nos comentários do colegas.
BEIJOS & ABRAÇOS!!!

Saturday, December 16, 2006

ESC- 11

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS


Percebi, ao visitar os sítios do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual da Educação, uma enorme preocupação em aumentar a elevação dos atendimentos nas diversas modalidades de ensino.
Parece que aumentar quantidades são as metas tanto à nível federal quanto estadual. Não importa a que condições essas crianças serão submetidas, se terão um ensino de qualidade, mas o que importa é que todas as crianças, em idade escolar estejam na escola. Isso aumenta os índices de popularidade dos governos, dá manchete em candidaturas políticas, enche a bola dos governos.
Mas será que eles se preocupam em saber se essas crianças terão condições de permanecer na escola, e concluir a educação básica?
Uma educação baseada na desigualdade, na falta de interesse por parte dos que governam, salientando as desigualdades sócias e travando uma luta entre escola pública e escola privada.
Não se pode falar em reformas curriculares num estado brasileiro no momento, sem uma análise profunda e crítica das relações entre ensino público e privado.
Uma análise das relações entre reforma educacional e mudança social também se faz necessária.
Nenhuma reforma educacional poderia funcionar num sistema de várias velocidades estruturadas em função do interesse das classes dominantes.
A questão básica é a falta de recursos a serem empregados na educação pública.
E por fim, poderíamos citar algumas das condições em que podemos constatar a falta de interesse pela educação pública no Brasil :
* Falta de políticas educacionais em regiões menos desfavorecidas(como o Nordeste);
* Universidades públicas freqüentadas por alunos provenientes de escolas particulares;
* Descentralização da educação nível federal;
* Baixo salário dos professores.

Sunday, December 10, 2006

ESC- 8



RELATO DA GINCANA


Achei muito interessante esta atividade. Fiz várias visitas aos blogs das colegas de outros pólos e me identifiquei com muitas delas. As dificuldades e as alegrias são as mesmas. E o mais importante, é que nenhuma pensa em desistir, mas sim lutar até o fim para chegar cada uma no seu tão sonhado objetivo que é a graduação.
Todas estão de parabéns com os blogs, cada uma com o seu jeito especial. É visível os avanços tecnológicos, e a cada dia mostramos o quanto somos capazes.

Wednesday, December 06, 2006


ECS 9

CLIQUE NESTES LINKS PARA VER O NOSSO TRABALHO:


GRUPO A

VERSÃO INICIAL:

http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colabe/2006/11/esc-9-grupo.htm


VERSÃO FINAL:

http://www.ufrgs.br/transe/pead/colabe/12/ecs-9.htm



Sunday, November 26, 2006

Sunday, November 05, 2006

ATIVIDADE ESC - 8


GINCANA!!!

ELE É TÃO MEU AMIGO QUE PASSEI A TARDE INTEIRA PROCURANDO AS IMAGENS IGUAIS A MINHA, MAS AINDA FALTA UMA A SER ENCONTRADA.

ESTOU MUITO ANSIOSA E TENHO CERTEZA DE QUE VAMOS PODER TROCAR MUITAS EXPERIÊNCIAS.

COLEGAS DA GINCANA:
CRIS MAGGI - TRÊS CACHOEIRAS
ALEXANDRA - ALVORADA
LIDIANE - ALVORADA
ANA BEATRIZ - GRAVATAÍ
ANA CRISTINA - SAPIRANGA
VALÉRIA - SÃO LEOPOLDO

BEIJOS & ABRAÇOS...

MINHA PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM

O fórum é o espaço onde trocamos idéias, questionamos e refletimos sobre a teoria e a nossa prática, onde estamos conhecendo um pouco mais sobre os pensamentos dos colegas, suas experiências pessoais e com isso aprendendo e construindo o nosso conhecimento.
Vejo opiniões semelhantes as minhas e outras contráditórias, mas acho que isso faz com que possamos aprofundar nossas reflexões.
Participar do fórum foi muito válido pois despertou-me a curiosidade para saber mais das idéias desses pensadores.

Beijos...

Monday, October 30, 2006


ESTÁ CHEGANDO A HORA...

...FELIZ DIA DAS BRUXAS!!!

ECS 7




KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS

As idéias do intelectual Karl Marx e do filósofo Friedrich Engels, influenciaram as no século XX com sua ideologia em relação ao conceito econômico. Fundadores do Marxismo(conjunto de idéias filosóficas, econômicas, politicas sociais) que diretamente nortearam os conceitos do comunismo e do socialismo.
Karl Heinvich Marx, alemão( 1818-1883) com meios de sobrevivência precário, sustentava-se comas publicações ocasionais.
Friedrich Engels, alemão(1820-1895) filho de rico industrial aderiu as idéias de Marx e a esquerda sensibilizado pela situaçao dos trabalhores das indústrias.
Marx e Engels viveram na Europa no início do século XIX com uma economia heterogênea, a Inglaterra industrializada com classse operária organizada, a França com economia rural e com agitação revolucionária, a Itália atrasada na industrialização.Em 1848 na Revolução em Paris, Marx publica "O Manifesto Comunista" que analisava o papel da burguesia e do proletariado. Sugeria medidas para transformar a sociedade.Em 1867, Marx e Engels publicam "O Capital"que colocava a maia-valia, diferença entre o que o trabalhador recebe de salário e o que seu trabalho produz de lucro para o patrão.
A ideologia formada por Marx e Engels desenvolvidas no início do século XIX, são atuais, apesar das leis trabalhistas e das políticas sociais que amenisam as dificuldades básicas das classes sociais mais desprovidas, as dificuldades sociais e os problemas de exploração de mão de obra são problemas que pertencem ao nosso cotidiano.

ESC 6- WEBER

DUAS SITUAÇÕES VIVIDAS, A PARTIR DA TEORIA DE WEBER

SER/ESTAR x PAPÉIS
Dois alunos em sala de aula, agridem-se verbalmente, por um ter pego o material do outro. Ambos após a discussão, retornam as atividades de sala de aula. A professora observa que horas depois estão conversando amigavelmente. Sob o ponto de vista Weberiano oque ocorreu foi uma ação afetiva; que é ditado pela consciência ou humor do sujeito.

PODER/HIERARQUIA
Convivemos simultaneamente no meio escolar em todos os seus segmentos com o poder e a hierarquia. Não há como negar o fato de que somos regidos pela LDB, seguimos normas e regras, e dentro da escola temos uma Direção, Conselho Escolar...Enfim, é uma pirâmide hierarquica.
Levando este tema para minha escola, tenho a relatar que nossa direção sabe muito bem manter o equilíbrio, procuram respeitar e entender o outro enquanto ser humano, ouvem os alunos, professores, pais e comunidade, suas queixas, pedidos, frustrações, problemas... Conflitos existem, mas há também trocas valiosas de respeito à individualidade, procuram resolver de maneira harmoniosa os conflitos que surgem.

Saturday, October 28, 2006

ECS 8-IMAGEM


ESTA É A MINHA IMAGEM.
Quem recebeu esta figura entre em contato comigo.
Meu e-mail é:josy.lippert@yahoo.com.br
Beijos e abraços!!!

Monday, October 23, 2006

ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE - semana 4

Max Weber, dedicou seus estudos ao direito, filosofia, história e sociologia. De forma mais geral, podemos especificar sua filosofia como principio da racionalidade, dando uma nova visão de objetividade para o conhecimento, que não é apenas vivido, mas também pensado, por tanto a ciência não pode aprender sobre ele apenas por fatores externos, mas também pela maneira como são interiorizados pelos indivíduos. Diferente de Durkheim que avaliava o processo de evolução da sociedade, comparando-as e fazendo uma aproximação entre elas, independente de tempo ou lugar, Weber acreditava que a pesquisa histórica e a interpretação das fontes é que permitem o entendimento das diferenças de formação das sociedades. Além disso, discordavam também nas questões da individualidade, já que considerava a conduta humana dotada de sentido, chamando-a de ação social. Quando esta ação é compartilhada e freqüente, torna-se uma relação social. Defendia certa parcialidade na análise sociológica, garantindo que a cientificidade uma pesquisa se dá por seu método de reflexão e não pela objetividade pura dos fatos. Seus interesses em debater as questões religiosas, também foram fato marcante de sua carreira, sua obra mais importante foi: A ética protestante e o espírito do capitalismo. É importante que se conheça a forma de pensamento de Weber, o momento histórico em que viveu e suas crenças religiosas, para que se possa compreender de que modo fórmulo suas teorias sobre poder e dominação. Weber apresenta o poder através de três tipos puros de dominação: legal, carismática e tradicional, que são armas de controle e manutenção da autoridade. A dominação legal, é representada pelas leis instituídas e tem na burocracia sua forma mais pura de preservação. Os membros do grupo social não se submetem diretamente a uma pessoa, seu poder é exercido legitimamente pelas regras desta sociedade. A dominação carismática se dá em virtude da devoção afetiva à pessoa, por seu poder de persuasão, sua oratória ou qualquer dote que o coloque como líder. São os tipos mais puros os líderes religiosos, os heróis, etc. A dominação tradicional se vivifica em virtude da tradição, do direito hereditário e da dignidade da pessoa, geralmente motivada pela fidelidade. Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal. Para determinar o tipo de dominação, é necessário que se estabeleça o motivo pelo qual o indivíduo se submete, que pode ser por medo, por obtenção de vantagens ou por mera tradição. Max Weber contribuiu muito para a evolução e ampliação do sistema capitalista, que ao seu ver era a expressão da modernização e forma de racionalização do homem moderno. Seu método reflexivo, deu incentivo e aprofundamento as pesquisas, além de diagnosticar a burocracia como recurso político de dominação das pessoas e embora esteja atrelada de forma crescente ao capitalismo, não é compatível com a democracia.

Escola, cultura e sociedade - atividade 4

VISITA AOS BLOGS
Visitando as blogs dos colegas, fiquei feliz ao ver o quanto estão adaptadas a técnologia, seus trabalhos estão bem elaborados, enfeitados e muito criativos.
O blog é uma fonte de conhecimento e troca de experiências. Através dele pessoas se comunicam e trocam idéias sobre vários assuntos, e isso é uma maneira de aprendizado riquíssimo!!!

Sunday, October 15, 2006

ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE


Viagei aos blogs e sites indicados e achei muito interessante, pois fico imaginando o universo que é a internet.
Foram muitas informações, pesquisei sobre vários assuntos, mas foi difícil saber selecionar o que era mais importante.
Deparei-me com realidades e opiniões diversas, alguma delas me encontrava outras nem tanto.
É importante que tenhamos uma visão crítica sobre a qualidade e a fidelidade das informações dispostas. Isso refere-se a lógica de nossa concepção de educação. É preciso analisar e refletir cada assunto, discutir as idéias e aproveitar o que nos oferecem de melhor.
Observando alguns projetos, vejo a importância de trabalharmos com eles em nossa prática docente, sempre tráz mais resultado, digo isto por experiência própria. Projeto é sempre um meio de trazer para a sala de aula a realidade através da busca, da troca.
Esta viagem me motivou ainda mais, pois percebi a grandeza de vencermos desafios e superar os obstáculos.

Saturday, October 14, 2006


VISITANDO BLOGS EDUCACIONAIS

ENDEREÇO: lendohistorias.blogspot.com
NOME: historinhas
OBJETIVO: Incentivar a leitura e imaginação do leitor, além de colocá-lo dentro da história.O redator propõe um título de uma história com algum personagem e de acordo com os comentários que ele recebe vai continuando a história com personagens fictícios ou não, de acordo com o interesse do público. Li algumas das histórias e fiquei encantada com todas elas, fiquei imaginando como meus alunos iriam adorar este blog, acredito que facilitaria muito meu trabalho, pois nós educadoras sabemos o quanto é difícil fazer com que nosso aluno escreva, e principalmente que ele escreva com vontade e ver sua produção publicada na internet seria um grande incentivo. Além disso, traz indicações de livros e páginas dedicadas a nós professores.Visitem é muito interessante.http://lendohistorias.blogspot.com

ENDEREÇO: caicmariano.blogspot.com
NOME: Escola Municipal CAIC Mariano Costa
OBJETIVO: O objetivo inicial era em gerar uma discussão com professores sobre seu papel frente às novas tecnologias e apresentar o blog como ferramenta educacional. Hoje ele é usado para divulgação de projetos da escola e trabalhos realizados pelos alunos.Este blog foi criado por professores de uma escola municipal do município de Joinvile no estado de Santa Catarina.Foi o primeiro blog que visitei e fiquei encantada com seu conteúdo. Gostaria muito de fazer o mesmo com meus alunos, tenho certeza que com este recurso eles teriam muito mais interesse em realizar os trabalhos. Os alunos devem se sentir mais motivados e com a certeza de ter seu trabalho reconhecido e valorizado. Se um aluno fica feliz em ver seu trabalho em um painel da escola o que dizer ao vê-lo no computador, é fascinante.http://caicmariano.blogspot.com/

Saturday, October 07, 2006

ATIVIDADE 3- ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE

1-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?Durkheim diz que a definição de educação que foi dita por Stuart Mill fica confusa ao reunir em uma mesma sentença fatos muito diferentes como: a influência das coisas sobre os homens que é diferenciada pela ações e resultados que provem deles mesmos e a influência de individuos de mesma geração uns sobre os outros que também difere da influência que os adultos exercem sobre as crianças e adolecentes, a qual ele acredita interessar mais quando se fala em educação.


2-Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?1ª) Diz Kant que o fim da educação é desenvolver toda a perfeição que um individuo é capaz, ou seja, o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas.2ª) Segundo James Mill a educação teria por objeto fazer do individuo um instrumento de felicidade para si mesmo e seus semelhantes.O ponto fraco de ambas as ressaltas é que elas procuram uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens sem distinção. Falta levar em conta a história da humanidade. A educação tem variado com o tempo e o meio, a sociedade deve estruturar-se pois dela parte o educar.

3-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?Segundo o que diz Durkheim para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.Na educação deve se considerar a influência de uma geração sobre a outra. Essa influência é determinada pela sociedade e varia de acordo com o tempo e lugar, mas existe uma maneira de aprender que é comum a todos (hábitos mentais) .

4- De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?A constituição, no decorrer da história, do conjunto de idéias que se constituiu sobre a natureza, sobre a importância de diversas faculdades, sobre o direito, o dever, o progresso, a ciência, a arte, etc, Toda e qualquer educação tem como base fixar essas idéias na cabeça dos educandos. Partindo desses fatos a cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do físico e moral.

5- Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?O ideal a ser realizado, segundo Durkheim, tem como função suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos seus membros e certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular(casa, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6- A partir da definição "A educação é a ação que exercita pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique:A partir dessa definição Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Ele crê que o indivíduo quando nasce se relaciona consigo mesmo e os acontecimentos a sua volta os relacionamentos com os outros o forma um ser social. Este ser social é construído pelas informações transmitidas pelas gerações anteriores de maneiras diversas. Construir este ser social em cada um de nós é o fim da educação.

7- Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?Segundo Durkheim o homem não é humano senão porque vive em sociedade. É através da sociedade que o individuo consegue enxergar além dele mesmo e assim considerar outros interesses senão o dele.Através da sociedade que cada geração contribui em outra, faz com que um individuo colabore com o outro. Quando o indivíduo deseja melhorar a sociedade ele deseja melhorar a si mesmo e por sua vez a ação exercida pela sociedade através da educação engrandece e torna o indivíduo uma criatura verdadeiramente humana.

Wednesday, September 27, 2006

Falando de mim e da minha profissão...


Meu nome é Josiana, tenho 32 anos, sou casada, mãe de uma filha linda que se chama Priscyla.
Moro em Três Cachoeiras há 8 anos. Me considero uma pessoa alegre, divertida e persistente nos objetivos que desejo alcançar.
Concluí o magistério no Instituto Estadual de Educação Maria Angelina Maggi no ano de 2001 com muita ansiedade e desejo de ser professora.
Trabalhei dois anos com educação infantil e atualmente trabalho com classe especial na Escola João de Barro, onde pude me identificar ainda mais com a minha escolha profissional. Ser professora está muito presente dentro de mim, acredito que devemos estar sempre inovando, buscando melhorar as nossas atividades para usar técnicas que desenvolvam o lúdico e a capacidade intelectual de nossos alunos.
Acredito que o diálogo é o principal instrumento que nós professoras devemos usar para alcançar nossos objetivos e tornarmos seres humanos realizados e satisfeitos.
Ser professora nos dias de hoje é uma tarefa que exige muita força de vontade, precisamos enfrentar os desafios, não desistir perante as dificuldades. É necessário estar sempre pensando em nossa prática pedagógica e ir em busca de novas técnicas de ensino-aprendizagem, pois nós professoras temos uma grande responsábilidade em nossas mãos: preparar os alunos para que no futuro sejam cidadãos honestos e críticos.

Wednesday, September 13, 2006

Reflexão do tempo


REFLEXÃO
É importante esta reflexão, pois só assim podemos pensar e refletir melhor de como nos organizar no tempo, seja ela por tabelas ou agendamentos, o importante é saber administrá-lo sem nos sobrecarregarmos.

Monday, August 28, 2006

Esta sou eu...

Um pouquinho sobre mim...



Sou professora, trabalhei dois anos com educação infantil e atualmente trabalho com a classe especial na escola João de Barro.
Para mim a experiência de conviver com as crianças excepcionais é muito diferente, mas certamente fascinante. A criança excepcional traz dentro de si grandes mistérios que só a convivência e a dedicação de um mestre com muita sensibilidade pode explorar.
Quanto a primeira semana do curso iniciei com muita ansiedade, mas com o passar dos dias fui ficando mais tranquila e o medo vai sendo superado pela vontade de adquirir novos conhecimentos. Estou adorando esta nova experiência de ser uma aluna da ufrgs.