Monday, October 23, 2006

ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE - semana 4

Max Weber, dedicou seus estudos ao direito, filosofia, história e sociologia. De forma mais geral, podemos especificar sua filosofia como principio da racionalidade, dando uma nova visão de objetividade para o conhecimento, que não é apenas vivido, mas também pensado, por tanto a ciência não pode aprender sobre ele apenas por fatores externos, mas também pela maneira como são interiorizados pelos indivíduos. Diferente de Durkheim que avaliava o processo de evolução da sociedade, comparando-as e fazendo uma aproximação entre elas, independente de tempo ou lugar, Weber acreditava que a pesquisa histórica e a interpretação das fontes é que permitem o entendimento das diferenças de formação das sociedades. Além disso, discordavam também nas questões da individualidade, já que considerava a conduta humana dotada de sentido, chamando-a de ação social. Quando esta ação é compartilhada e freqüente, torna-se uma relação social. Defendia certa parcialidade na análise sociológica, garantindo que a cientificidade uma pesquisa se dá por seu método de reflexão e não pela objetividade pura dos fatos. Seus interesses em debater as questões religiosas, também foram fato marcante de sua carreira, sua obra mais importante foi: A ética protestante e o espírito do capitalismo. É importante que se conheça a forma de pensamento de Weber, o momento histórico em que viveu e suas crenças religiosas, para que se possa compreender de que modo fórmulo suas teorias sobre poder e dominação. Weber apresenta o poder através de três tipos puros de dominação: legal, carismática e tradicional, que são armas de controle e manutenção da autoridade. A dominação legal, é representada pelas leis instituídas e tem na burocracia sua forma mais pura de preservação. Os membros do grupo social não se submetem diretamente a uma pessoa, seu poder é exercido legitimamente pelas regras desta sociedade. A dominação carismática se dá em virtude da devoção afetiva à pessoa, por seu poder de persuasão, sua oratória ou qualquer dote que o coloque como líder. São os tipos mais puros os líderes religiosos, os heróis, etc. A dominação tradicional se vivifica em virtude da tradição, do direito hereditário e da dignidade da pessoa, geralmente motivada pela fidelidade. Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal. Para determinar o tipo de dominação, é necessário que se estabeleça o motivo pelo qual o indivíduo se submete, que pode ser por medo, por obtenção de vantagens ou por mera tradição. Max Weber contribuiu muito para a evolução e ampliação do sistema capitalista, que ao seu ver era a expressão da modernização e forma de racionalização do homem moderno. Seu método reflexivo, deu incentivo e aprofundamento as pesquisas, além de diagnosticar a burocracia como recurso político de dominação das pessoas e embora esteja atrelada de forma crescente ao capitalismo, não é compatível com a democracia.

5 comments:

Shirley said...

Queridinha, Amigona Josy...

O teu texto sobre Weber é muito interessante. Realmente as três dominação que ele coloca, está presente em nossas vidas diariamente.

Adorei!!! Parabéns!!!

Tua sempre AMIGA fiel e compenheira...

Shirley

Kátia Diehl. said...

Oi Josiana ! Bela interpretação do texto de Weber ! Parabéns !
Kátia Diehl - Pólo Alvorada

Stela said...

Josiana, gostei de visitar teu texto. Fizeste boas colocações a respeito da sidéias weberianas. Penso também a respeito das armas de dominação...E nossa profissão ´tão bem cristaliza isso: "dominamos" nossos alunos, quer seja pela afetividade, motivação, envolvimento nas atividades... como também, em certos momentos, pelo controle e manutenção do bom andamento da aula!
Essar relações de dominação acontecem no mundo real em que vivemos. Isso, até parece assustador num primeiro momento, mas depois, a luz da compreensão, percebe-se que elas são necessárias ao indivíduo que vive em sociedade. Em nome da boa convivência, tem que haver meios de se viver bem, respeitando o outro e sendo respeitado. Abraço.
Stela em 29.10.06 às 02.23 manhâ

Mara said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Mara said...

Boa síntese Josiana. profª Mara N Silva