DUAS SITUAÇÕES VIVIDAS, A PARTIR DA TEORIA DE WEBER
SER/ESTAR x PAPÉIS
Dois alunos em sala de aula, agridem-se verbalmente, por um ter pego o material do outro. Ambos após a discussão, retornam as atividades de sala de aula. A professora observa que horas depois estão conversando amigavelmente. Sob o ponto de vista Weberiano oque ocorreu foi uma ação afetiva; que é ditado pela consciência ou humor do sujeito.
PODER/HIERARQUIA
Convivemos simultaneamente no meio escolar em todos os seus segmentos com o poder e a hierarquia. Não há como negar o fato de que somos regidos pela LDB, seguimos normas e regras, e dentro da escola temos uma Direção, Conselho Escolar...Enfim, é uma pirâmide hierarquica.
Levando este tema para minha escola, tenho a relatar que nossa direção sabe muito bem manter o equilíbrio, procuram respeitar e entender o outro enquanto ser humano, ouvem os alunos, professores, pais e comunidade, suas queixas, pedidos, frustrações, problemas... Conflitos existem, mas há também trocas valiosas de respeito à individualidade, procuram resolver de maneira harmoniosa os conflitos que surgem.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Oi Josy,seu blog é muito legal. Achei muito interessante os teus relatos sobre as dominações, principalmente a situação dos alunos que é uma coisa tão frequente que nem damos atenção. Sou do pólo de Alvorada e aguardo sua visita no meu blog. Um abraço. Sandra.
Post a Comment