Saturday, April 21, 2007

SEMINÁRIO INTEGRADOR ||


DESCRIÇÃO DO FILME:
“O ENCORAÇADO POTEMKIN”




A cena do filme assistido retrata o pavor e o sofrimento de um povo que lutava pela sobrevivência, incluindo uma jovem mulher e um bebê na qual ela é atingida por uma bala vinda de militares enfurecidos e agoniza até a sua morte. O povo ali presente entrou em desespero total e o pânico tomou conta de todos que não podiam fazer nada para impedir aquela tragédia. Foram muitos tiros disparados e o bebê com o seu carrinho desceram escadas a baixo desgovernado sem amparo algum e seguiu sem sabermos o rumo na qual ele foi parar. Foram momentos tristes e agonizantes para aquele povo que lutava contra aquela tragédia de muita dor, revolta e sofrimento.


.............................................................................................................


Em nossa discussão sobre o vídeo pude perceber que todas nós no grupo tivemos visões semelhantes, porém, algumas colegas foram bem mais detalhistas e observadoras que outras. Cada qual com sua inspiração para encontrar palavras que conduzem ao que queremos transmitir. Foram várias descrições de uma mesma cena, em diferentes palavras e sobre o mesmo assunto.


.............................................................................................................


Este vídeo me fez refletir sobre o que eu vejo, minhas reações e conclusões... Pude observar vários pontos de vista, e que cada pessoa é diferente e formula suas idéias que acabam se transformando nas suas verdades. Todos com o olhar ativo, que buscavam um resultado com o passar das imagens. Contudo, percebi que podemos ir muito mais além do que imaginamos e analisar com um simples olhar cada detalhe da sua dimensão.


Beijos...

1 comment:

Milton Dalpiaz said...

Josy, fizeste um movimento de observação interessantes com o grupo e também individualmente e como é bom poder ver e entender os fatos sob diferentes óticas, será que nossas conclusões algumas vezes, no cotidiano de nossa existência ou da sala de aula, não pode ocorrer equívocos? como você mesmo mensionou, algumas pessoas são mais detalhistas que outras,vemos e interpretamos os fatos utilizando nossa experiência de vida, para pensar, se quiseres responder essas reflexões podes fazer no teu blog mesmo. Continue em tuas buscas e conte comigo. Tutor Milton Dalpiaz